quinta-feira, 21 de maio de 2015

Postura Crítica

É preciso ter uma "postura crítica". É preciso ter "pensamento crítico". Desde muito pequenos temos sido doutrinados com essas ideias. Mas, afinal de contas, o que isso quer dizer? Quer dizer várias coisas. Vamos por partes.

Primeiro, ter uma postura crítica quer dizer que não devemos nos calar. Há assuntos delicados, mas nenhum assunto é tão delicado que deva ser proibido. Um erro comum é achar que se "a sabedoria está no silêncio", e logo ser sábio seria ficar calado. Nada mais falso. Devemos optar pelo silêncio quando a opção for dizer uma [provável] bobagem. Quando podemos contribuir para a melhora de qualquer coisa é nossa obrigação moral nos manifestarmos - mesmo que isso traga desconforto.

Segundo, ter uma postura crítica não quer dizer que devemos sair achincalhando irracionalmente tudo e todos. Sempre que formos criticar algo é nosso dever não só (educadamente) apontar os defeitos, mas principalmente propor soluções e melhorias. A diferença do crítico para o cretino é que o segundo acredita que é superior simplesmente por fazer a crítica pela crítica, sem apontar argumentos, sem raciocinar, contemporizar, e sem nenhuma intenção de aconselhar ou promover a melhora do material criticado. Criticar é, acima de tudo, colaborar. Só reclamar é fácil, qualquer mentecapto consegue. Construir, e verdadeiramente criticar construtivamente é uma tarefa para gigantes.

Por último, criticar é se abrir para igualmente receber críticas. Quem está preparado para falar deve estar igualmente preparado para ouvir. Quando fazemos nossa crítica, voluntariamente ou não, mostramos o que realmente somos - e nos tornamos alvos das críticas de outros. Ouvir as críticas com respeito demonstra civilidade, aceitá-las demonstra ponderação, e conseguir superar e crescer com elas demonstra a mais fina forma de inteligência.

Em suma, uma crítica sincera nos vale muito mais que um elogio falso, não importa de que lado estejamos. Se você atingir os objetivos de crescer com as críticas que recebe e fazer os outros crescerem com as críticas que faz, mesmo que fique com o ego temporariamente abalado no momento, está melhorando como pessoa e se capacitando para merecer cada vez mais elogios sinceros - que são os únicos que realmente importam.

Um comentário:

Niedja disse...

foi a melhor definição de "postura crítica" que li. Parabéns, está tudo fácil de ser entendido