segunda-feira, 30 de abril de 2007

Saúde e Ginástica Passiva

Aparelhos de ginástica passiva não funcionam, isso se sabe faz tempo. Qualquer simples medição da taxa respiratória de alguém usando uma dessas "maravilhas" mostra claramente que não há queima de calorias ou tonificação muscular consideráveis. Mas os aparelhos estão aí na mídia, oferecendo todos riscos que uma eletro-estimulação não assistida pode fazer. Agora, finalmente, parece que a ANVISA acordou para a coisa, e a venda dessas belezinhas está, de novo, proibida.

Impressionante como certos produtos absolutamente inúteis ou mesmo perigosos possam continuar sendo vendidos por aí como soluções mágicas. Qualquer químico chinfrim por aí sabe que qualquer shampoo não passa de um produto de limpeza mais ou menos igual. Qualquer biológo sabe que o cabelo humano é uma secreção inerte e sem viva. No entanto todo os dias temos a nossa disposição produtos que "alimentam", "revitalizam", "transformam o metabolismo" dos cabelos. É o auge do contra-senso.

A ANVISA parece que está acordando, finalmente, para as bombas que estão no mercado comercial brasileiro. Esperamos que ela se torne um órgão bem mais atuante e cumpra seu papel social, mesmo desagradando a grupos econômicos de ética discutível, charlatões, ou pregadores de soluções falsas (como já aconteceu com os da auto-hemoterapia).

Nenhum comentário: